NOTÍCIAS

Overbooking

Oque é Overbooking:

Overbooking é uma expressão em inglês que significa excesso de reservas, que acontece quando a venda ou reserva de bilhetes ou passagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis no veículo ou lugar.

Normalmente, as companhias aéreas costumam usar o overbooking para preencher prováveis desistências em suas viagens.

Muitas empresas aéreas sofrem grandes prejuízos com as desistências de passageiros, que geralmente fazem reservas com alguns meses de antecedência, mas decidem por não embarcar. A consequência é a partida de muitas aeronaves com assentos vazios, que poderiam estar disponíveis para outras pessoas interessadas em viajar naquela data.

Consequentemente, os passageiros em overbooking são inseridos nos voos de acordo com o número de desistências que a viagem tiver.

A prática do overbooking também é comum em hotéis e restaurantes.

Overbooking e danos morais

O overbooking pode ser uma solução para as companhias aéreas, mas também uma grande dor de cabeça para os passageiros desavisados e que acabam sendo impossibilitados de embarcar no avião por falta de lugar.

Nesse caso, o passageiro deve estar atento aos seus direitos, garantidos pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, que tem a jurisprudência de todas as viagens aéreas no território nacional, e devem ser cumpridos pelas companhias aéreas que "superlotaram" a aeronave.

Algumas das obrigações das empresas aéreas são:

  • Garantir o embarque do passageiro em um outro voo da mesma companhia;
  • Garantir alimentação, hospedagem (quando necessário), facilidade de comunicação e translado entre hotel e aeroporto até o momento da viagem;
  • Indenização e reembolso da passagem, caso o passageiro queira mudar de companhia aérea;